UTAD/CITAB promove Reunião Anual do projeto europeu ECONUTRI

ECONUTRI: conceitos e tecnologias inovadores para a gestão ECOlógica sustentável de NUTRIentes na agricultura, com o objetivo de prevenir, mitigar e eliminar a poluição do solo, da água e do ar. A reunião anual do megaProjeto “ECONUTRI”, da UE/China, foi organizada com sucesso pelo CITAB (UTAD) entre os dias 8 e 10 de outubro de 2025.

“O solo sob os nossos pés não é apenas pó, é o que dá vida ao planeta.” Esta frase foi o mote principal que marcou o evento, enfatizando a importância dos recursos naturais para a sustentabilidade global.


Especialistas de vários países e universidades debatem futuro sustentável

O projeto ECONUTRI reuniu professores e investigadores altamente

qualificados de 24 países europeus e universidades chinesas na cidade de Braga, para discutir as implementações tecnológicas/investigação em curso e as perspetivas futuras para melhorar a qualidade dos nossos solos/água/ar para um futuro mais verde. O consórcio ECONUTRI acredita em proporcionar um ambiente saudável e sustentável, incluindo melhor qualidade do solo, ar mais limpo e água livre de contaminação para as pessoas; mais importante ainda, proporcionar um futuro melhor para as nossas crianças.

 

Consórcio internacional com objetivo de “Poluição Zero”

O ECONUTRI é um consórcio de especialistas científicos e investigadores de diferentes disciplinas, empresas privadas, associações de agricultores e partes interessadas da Europa, com uma contribuição da UE de, aproximadamente, 5,560 milhões de euros, com o objetivo de alcançar a POLUIÇÃO ZERO. O ECONUTRI está a estabelecer parcerias com seis instituições chinesas, quatro de investigação pública e duas da indústria, para complementar as atividades e reforçar a colaboração científica entre a Europa e a China. No seu conjunto, o ECONUTRI visa um conceito holístico baseado na reciclagem de nutrientes e matéria orgânica, novas máquinas e fertilizantes, novos sistemas de apoio à decisão (DSS) e novos planos de gestão de nutrientes que incorporam soluções baseadas na natureza para reduzir as perdas de nutrientes e aumentar a eficiência da sua utilização.


CITAB/UTAD na organização do evento e projetos de campo

O grupo de docentes/investigadores do CITAB/UTAD – Henrique Trindade, João Coutinho, João Ricardo Sousa, Rupesh Kumar Singh, Guilhermina Marques e Mário Santos – foi responsável pela realização do evento. O projeto é coordenado pela Universidade Agrícola de Atenas (Grécia), tendo contado com a presença do Prof. Dimitrios Savvas.

No âmbito do encontro, os cientistas e professores também visitaram a Quinta AGRIBAR, Cooperativa Agrícola de Barcelos, onde está a ser realizada uma importante experiência pelos investigadores da UTAD para melhorar a qualidade do milho para animais, melhorando simultaneamente as propriedades do solo e reduzindo as perdas de nutrientes.


Desenvolvimento sustentável como paradigma para as futuras gerações

A presente reunião trouxe um conceito holístico de desenvolvimento sustentável e a sua importância para as gerações futuras, pois garante a proteção dos recursos do planeta, permitindo que as sociedades futuras satisfaçam as suas próprias necessidades. Equilibra o crescimento económico, a equidade social e a proteção ambiental para combater desafios como as alterações climáticas e a pobreza, garantindo um planeta estável e saudável com oportunidades justas para todos.