Os lamecenses saíram à rua em grande número para assistir ao regresso do pelotão da 𝗩𝗼𝗹𝘁𝗮 𝗮 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝗮𝗹 𝗲𝗺 𝗕𝗶𝗰𝗶𝗰𝗹𝗲𝘁𝗮 às estradas do concelho.
O Município de Peso da Régua teve aprovada uma candidatura ao NORTE2030 com um investimento global de 2.461.524,59 euros, obtendo financiamento FEDER de 1.846.143,44 € e da APA no valor de 307.690,57€, com o objetivo de reforçar a proteção do território face ao risco de cheias e aos efeitos das alterações climáticas.
Já foi assinado o contrato de empreitada da Estrada Nacional 222, um marco histórico para o concelho de S. João da Pesqueira.
A grandeza do Douro, um só coração. O tomate que é rei conquista reconhecimento internacional e volta à prova. O concurso faz-se, este ano, na Quinta da Pacheca, dia 29 de agosto. A festa continua no dia seguinte na já habitual festa e prova de tomate, azeite e flor de sal na capela barroca de Arroios. E o mês todo há tomate do Douro nos restaurantes da região.
𝗢 𝗭𝗶𝗴𝘂𝗿𝗙𝗲𝘀𝘁 𝗲𝘀𝘁𝗮́ 𝗱𝗲 𝘃𝗼𝗹𝘁𝗮 𝗮 𝗟𝗮𝗺𝗲𝗴𝗼 para celebrar 15 edições marcadas pela liberdade artística e reinvenção permanente.
As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios oferecem este ano, de 21 de agosto a 9 de setembro, um vasto e eclético programa de atividades religiosas, desportivas e culturais de 𝗵𝗼𝗺𝗲𝗻𝗮𝗴𝗲𝗺 𝗮 𝗡𝗼𝘀𝘀𝗮 𝗦𝗲𝗻𝗵𝗼𝗿𝗮 𝗱𝗼𝘀 𝗥𝗲𝗺𝗲́𝗱𝗶𝗼𝘀 que promete atrair muitos milhares de romeiros.
O 𝗱𝗼𝗰𝘂𝗺𝗲𝗻𝘁𝗮́𝗿𝗶𝗼 "𝗢 𝗗𝗶𝗮𝗯𝗼 𝗱𝗼 𝗘𝗻𝘁𝗿𝘂𝗱𝗼" foi distinguido com uma Menção Honrosa na competição internacional de documentários de média duração do prestigiado 𝗥𝗵𝗼𝗱𝗼𝗽𝗲 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗿𝗻𝗮𝘁𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗗𝗼𝗰𝘂𝗺𝗲𝗻𝘁𝗮𝗿𝘆 𝗙𝗶𝗹𝗺 𝗙𝗲𝘀𝘁𝗶𝘃𝗮𝗹 (𝗥𝗜𝗙𝗘), que decorreu na cidade de Smolyan, na Bulgária.
É o segundo título em três meses para o treinador natural de Sanfins, Moimenta da Beira. Paulo Jorge Coelho Meneses, ou Xaréu como é conhecido no mundo do futebol, conquistou, no último domingo, pela equipa do Nejmeh SC, a Supertaça do Líbano após ter derrotado o Al Ahed por 4-1 nas grandes penalidades (depois do empate 0-0 no tempo regulamentar).
A Filandorra – Teatro do Nordeste arrancou na semana passada com a iniciativa Ciclo de Teatro de Verão no “meu querido mês de Agosto”, que este ano tem a designação O teatro popular… no seu devido lugar!!! Os largos das aldeias, os jardins e as zonas de lazer à beira rio, as festas e romarias … vão ser os “palcos” para o espetáculo “Histórias da Vermelhinha” de Bento da Cruz, em que os atores e as comunidades “viajam” pelos contos “proibidos” e divertidos de tradição popular.
A Real Companhia Velha acaba de ver as suas práticas de sustentabilidade serem reconhecidas e, por conseguinte, certificadas pela Sustainable Winegrowing Portugal, no âmbito do Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola, criado pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) e promovido pela ViniPortugal.
É de 28 a 30 de Julho que em Guedieiros, Tabuaço, acontece a mais pitoresca de todas as festas – venha connosco e faça a Ronda da Rua Velha. Um evento integrado no Douro Cidade Europeia do Vinho, que já é considerado o mais excêntrico e original evento ligado a gastronomia e vinhos no concelho de Tabuaço e talvez por isso o mais aguardado todos os anos e procurado por milhares de pessoas que, por incrível que pareça, se encontram anualmente numa das mais pequenas localidades do concelho.
Fundada em 22 de julho de 1988, em Lamego, a Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico (APMCH) tem, aos 35 anos de existência, uma nova “casa” nesta cidade, situada no histórico Bairro do Castelo. As novas instalações da sede nacional da associação que tem a missão de defender, valorizar, revitalizar e animar os núcleos urbanos históricos passam a estar alojadas no Núcleo Arqueológico da Porta dos Figos.
Obras icónicas, raros objetos escultóricos, publicações marcantes e alguns trabalhos inéditos de Ana Hatherly estão em exposição, até 1 de outubro, na Galeria Solar da Porta dos Figos, em Lamego. O conjunto de obras da conhecida artista, poeta, ensaísta, realizadora, investigadora e professora constitui a nova proposta cultural do Município de Lamego e da Fundação de Serralves, ao abrigo do protocolo de cooperação existente entre as duas instituições.
O Município de Lamego vai atribuir a Medalha de Mérito Municipal (Grau Ouro) ao Grupo de Teatro Aldeia Verde de Lazarim (GTAV), em cerimónia a realizar no próximo domingo, dia 30, pelas 21h30, na antiga Escola Primária de Lazarim.
O Município de Lamego já iniciou as obras de ampliação e requalificação do Abrigo – Centro de Recolha Oficial de Animais que vão permitir o acolhimento de mais de 100 animais, número que duplicará a capacidade atual. O alargamento desta infraestrutura, criada em 2008 junto do Parque Biológico da Serra das Meadas, enquadra-se no atual Plano de Bem-Estar Animal da autarquia, através de um investimento de cerca de 170 mil euros.
Num misto de arte, música, cultura e cinema, a Associação Filarmónica de Tarouca apresentou no passado sábado, 15 de julho, “Sentir o Que Não se Vê”, cine-concerto ao ar livre que decorreu nas ruínas dos Claustros do Mosteiro de S. João de Tarouca.
Incluídas no projeto de Regeneração Urbana do Centro da Vila de São Martinho de Anta, as obras de melhoramento da Rua do Rapa já terminaram. A intervenção incidiu na regularização do perfil do arruamento, na delimitação de uma pequena praça, no cruzamento do arruamento com a Avenida da Senhora da Azinheira, e na recuperação de uma fonte, que estava desativada e que agora se encontra em funcionamento.
As crianças do ATL de Verão da Misericórdia de Lamego tiveram na última sexta-feira, 21, um dia bem diferente e pleno de diversão. Aproveitando o tempo quente que se faz sentir, passaram o dia na Praia Fluvial de Mondim da Beira, em Tarouca, o local ideal para se refrescarem e darem uns mergulhos em contacto com a natureza.
A apresentação do livro " Chaniscas e outros Contos", um livro dedicado aos avós e à sua importância na nossa vida, tendo o Douro como paisagem, vai decorrer no próximo sábado, dia 29 de julho pelas 11h, na Biblioteca Municipal do Peso da Régua para comemorar e relembrar este dia tão especial- o dia dos avós.
Com o aproximar das vindimas, a Wine&Soul convida todos os amantes de vinho a visitarem o seu ponto de Enoturismo, no Vale do Pinhão, e a desfrutarem de dois programas muito especiais – o “Wine Blending” e o “Um dia na Vinha”. Ambas as ofertas proporcionam experiências únicas, desde a criação de rótulos personalizados a passeios pelas vinhas com direito a um almoço exclusivo na quinta. Estas são sugestões imperdíveis para uma escapadinha rumo ao Douro, na companhia de amigos e família.