Nova sede em Lamego da APMCH

Fundada em 22 de julho de 1988, em Lamego, a Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico (APMCH) tem, aos 35 anos de existência, uma nova “casa” nesta cidade, situada no histórico Bairro do Castelo. As novas instalações da sede nacional da associação que tem a missão de defender, valorizar, revitalizar e animar os núcleos urbanos históricos passam a estar alojadas no Núcleo Arqueológico da Porta dos Figos.

A sessão solene que assinalou a inauguração oficial do novo espaço contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Lamego e Presidente da Assembleia Geral da APMCH, Francisco Lopes, do Presidente da Direção da APMCH e Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Hugo Pereira, do Presidente do Conselho de Curadores da APMCH, José Miguel Noras, e também de Frederico Mendes Paula, secretário geral da associação. A cerimónia culminou com a entrega de diplomas de louvor público a várias personalidades.

“35 anos depois podemos afirmar que o balanço do trabalho desenvolvido pela APMCH é francamente positivo. Os princípios básicos da salvaguarda e valorização dos centros históricos das nossas cidades e vilas defendidos há 35 anos pela associação, são hoje aceites por toda a comunidade. As autarquias, de norte a sul do país e nas ilhas, têm concretizado um trabalho notável de reabilitação urbana e de revivificação do património edificado, em particular dos centros históricos. Este esforço constitui um contributo excecional para a afirmação da história e da cultura portuguesa e para a valorização da nossa identidade e memória coletiva”, enaltece Francisco Lopes.