Órgãos autárquicos de Sernancelhe tomaram posse

Os órgãos autárquicos do Concelho tomaram posse, ontem, 2 de novembro, no Auditório Municipal de Sernancelhe, perante mais de três centenas de pessoas que quiseram testemunhar o momento em que os novos eleitos iniciam funções para a Assembleia e Câmara Municipal para o mandato 2025-2029.

Após o cumprimento dos atos legalmente previstos para a Instalação dos órgãos autárquicos, decorreram as intervenções, destacando-se o discurso do Presidente da Câmara, Carlos Santos, que reafirmou perante os sernancelhenses o compromisso de apostar em áreas vitais como a educação, a ação social e a saúde.

Referindo que a economia e atratividade económico do Concelho continuarão a ser entendidas como essenciais, elege o emprego e a habitação como urgentes, assim como as famílias e a natalidade.

A ação social, os emigrantes, a cultura, o turismo, a agricultura e a floresta são fulcrais, bem como o reforço da Proteção Civil Municipal, o património, a requalificação dos núcleos tradicionais das aldeias e o reforço do papel das juntas de freguesia, por forma a que "sejam mais autónomas, mais proativas, mais empreendedoras e decisivas na construção homogénea do território".

Mas, para que o Concelho consiga ter o impulso que todos desejam, "é essencial a entreajuda e o envolvimento entre a Câmara, a assembleia e as juntas de freguesia, bem como a imprescindível dedicação dos colaboradores do Município, de todas as divisões, cujo contributo para chegarmos aqui foi vital, e com eles contamos para que ajudem a construir e desenvolver Sernancelhe".

José Agostinho Aguiar, Presidente da Assembleia Municipal, enalteceu o papel do órgão legislativo na construção do Concelho, mas também como espaço que garante o cumprimento da democracia e de representação do povo do concelho.

Recordando que o ato eleitoral de 12 de outubro foi exemplar e que os 74 por cento obtidos pelos eleitos locais foram expressivos da vontade popular, José Agostinho elogiou os sernancelhenses que escolheram o rumo que pretendem para o Concelho.

Reconhecendo que o Presidente da Câmara tem as qualidades exigidas para que Sernancelhe continue a ser cumprido, depositou em todos os eleitos o desejo de que façam sempre mais e melhor pelas suas terras e pelas gentes da Terra da Castanha.