Expodemo 2022: Certame começa esta quinta-feira e vai até domingo

Está quase tudo pronto para o arranque da Expodemo, em Moimenta da Beira. O certame abre esta quinta-feira, 15 de setembro, ao fim da tarde (18h30), e vai prolongar-se até domingo, dia 18. Quatro dias de festa e de feira, depois de dois anos de realizações não presenciais.

O evento, que oficialmente só será inaugurado na sexta-feira, 16 de setembro, com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, regressa para celebrar a sua 11ª edição, enquanto feira de cultura e de negócios, feira de artes e espetáculos de música, teatro, dança, poesia, livros e gastronomia, também de experiências enogastronómicas únicas, e ainda enquanto festa de exaltação à maçã, fruto da terra, das raízes e da luz. Ao todo, 3 palcos, mais de 150 artistas e mais de 30 espetáculos. Tudo com entrada grátis!

A Expodemo volta a ocupar a área habitual, mas agora totalmente renovada da Praça do Tabolado, espaço privilegiado localizado no miolo mais urbano e nobre da vila. A organização estima que o certame venha a ser o melhor de sempre, com mais visitantes, mais expositores, ainda mais negócio, mais cultura e mais animação. O país convidado é a Ucrânia, que será representada pelo Consulado no Porto, e por uma exposição de fotografias patente ao público no átrio dos Paços do Concelho.

Paulo Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, a entidade promotora do evento, assume o orgulho e satisfação do retorno da feira. “Neste momento em que divulgamos o cartaz, o sentimento é de felicidade plena pelo regresso da festa”, enfatiza o autarca, que encara o evento como ponto de encontro e de partilha de emoções. “Venha à feira, venha até à Expodemo conviver connosco!”.

No programa artístico-musical, toda a relevância vai para o concerto de Pedro Abrunhosa, o músico, cantor e escritor de tantas canções que se juntam a tantos outros hinos, lendas e adágios. Multiplatinado em praticamente todos os discos, homem de palco por excelência e de poderosa escrita de canções, Pedro Abrunhosa é uma estrela-maior. O concerto é na noite de 16 de setembro.

Na noite do dia seguinte, a magia chega de França com a Compagnie des Quidams que preparou para a Expodemo: “FierS à Cheval”, espetáculo que é um sonho passageiro, uma procissão de imagens que começa com personagens estranhas, bizarramente vestidas, venezianos de ficção científica, orgulhosas de si mesmos… Em 30 segundos o mundo transforma-se numa atmosfera de imagens oníricas, as personagens transformam-se em fantásticos cavalos… Um homenzinho estranho, o “homem das pistas”, presta-se aos jogos, às justas, às coreografias desta fantástica cavalaria… Uma criação musical original acompanha o espetáculo. Sem palavras, mas com sons, sem barreiras, apenas atmosferas musicais.

Ainda nessa noite, destaque também para a segunda apple party com os DJ’s e produtores Carlos Silva e André Reis, protagonistas dos Karetus, que proporcionam espetáculos intensos, apostando em ‘sets’ personalizados que executam munidos de um ‘software’ especializado. Com eles vão estar os Piratas, uma dupla de Djs da casa, quase residentes do certame. Na noite anterior, na primeira apple party, o programa vai contar com Dj Pedro Costa, outro residente, e Guitos Live Percussion.

Chegamos a domingo e a tarde vai ficar por conta da TVI, que transmite em direto do palco Expodemo o “Somos Portugal”, programa líder de audiências. Quase oito horas de emissão, espaço de tempo em que dezenas de artistas populares sobem ao palco, tempo também em que o concelho e os seus produtos de maior valia são promovidos nesta ação verdadeiramente mediática transmitida em direto de Moimenta da Beira para todo o mundo.

Mas não só de música vive o programa do certame. Há outros momentos de evidência enorme, como as Provas de Maçãs, não fosse a Expodemo a Festa da Maçã; a Praça de Espanha, um espaço expositivo e de venda de produtos do país vizinho; o Pavilhão das Letras, que com debates à volta do livro, tertúlias, sessões de poesia e música erudita, enche de cultura a Expodemo; o Festival de Estátuas Vivas e de arte de rua; as tasquinhas; as provas de vinho, algumas comentadas por especialistas de renome; os espaços infantis; a gastronomia tradicional; as atividades desportivas. Um sublinhado ainda para a programação do primeiro dia, gizada em grande parte pela ‘prata da casa’, e que a organização denomina “Eu sou Moimenta”.

 

PROGRAMA

15 setembro | quinta-feira
Dia “Eu sou Moimenta”

18h30 – Início do certame
18h45 – Atuação do Grupo de Cantares da Câmara Municipal de Moimenta da Beira
19h00 – Provas de Maçãs e Vinhos (Távora-Varosa, Dão e Douro)
21h30 – Apple Dance
> Dança Criativa
> Dezpassitos
22h30 – Iurie Chifrosin Trio

16 setembro | sexta-feira
10h00 – Abertura dos Expositores
14h30 – Pavilhão das Letras
15h00 – Provas de Maçãs e Vinhos (Távora-Varosa, Dão e Douro)
18h30 – Inauguração Oficial da Expodemo com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa
19h00 – Abertura da Exposição Fotográfica sobre a Ucrânia
21h30 – Atuação da Orquestra CemNotas com participação especial de Fábio Augusto (Ídolos)
22h30 – Concerto Pedro Abrunhosa
00h00 – Apple Party
> Costa DJ
> Guitos Live Percussion

17 setembro | sábado
10h00 – Abertura dos Expositores
10h30 – Pavilhão das Letras
15h00 – Provas de Maçãs e Vinhos (Távora-Varosa, Dão e Douro)
15h30 – 5º Trail Serra de Leomil – Rota da Maçã
16h00 – Futebol de 11 – Veteranos CDR vs Seleção de Moimentenses
21h30 – Teatro de Rua “FierS à Cheval” Compagnie des Quidams (França)
22h30 – Concerto Supernova
00h00 – Apple Party
> Karetus
> Piratas

18 setembro | domingo
09h00 – XIV BTT Demo
10h00 – Abertura dos Expositores
12h30 – Programa da TVI “Somos Portugal”
15h00 – Provas de Maçãs e Vinhos (Távora-Varosa, Dão e Douro)
20h00 – Encerramento

Atividades a decorrer em simultâneo
Apple Street Art
Airdesigners – Instalações Artísticas
2º Festival de Estátuas Vivas
Espetáculo de fogo – OHP Teatro
Artes Circenses – OHP Teatro
Personagens do Povo – OHP Teatro
Animadores em Andas – Mr. Milk
Acrobacia Aérea – Mr. Milk
Cuspidores de fogo – Mr. Milk
Grafiter – Glam
Agostinho e Felicidade – Cia Boca de Cão
Toque de Caixa – Cia Boca de Cão
Música e dança de rua – Ativarte

Outras atividades
Tasquinhas
Provas de Maçãs
Provas de Vinhos (Távora-Varosa, Dão e Douro)
Espaço Infantil – Izifun