Capela da Misericórdia na Pesqueira requalificada

Foi simbolicamente reaberta a Capela da Misericórdia de S. Joao Pesqueira, depois de um interregno motivado pela necessária intervenção à sua estrutura, em particular ao telhado, altares e às pedras tumulares.

Esta intervenção levada a cabo pela Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia, foi comparticipada em 155 000€ pelo programa operacional Norte2020, contou com o apoio da Câmara Municipal de S. João da Pesqueira em 34% do investimento não comparticipado, num total de 360 000€, sendo o valor remanescente suportado pela SCMSJP.
No primeiro dia da novena consagrada à Nossa Senhora dos Remédios, após a benção no exterior do capelão da Santa Casa da Misericórdia, Pe. Filipe Rosa, as portas da Capela reabriram de forma a permitir a todos regressarem à celebração dentro deste magnífico local de oração.
Depois de umas breves palavras de enquadramento da obra realizada pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Pe. Filipe Pereira, pelo Presidente da Câmara Municipal, Dr. Manuel Cordeiro e uma contextualização histórica pelo Arqueólogo, Dr. André Botto.
Foi descerrada uma placa no interior da Capela, que assinala a intervenção realizada, pelo Presidente da Câmara Municipal, Dr. Manuel Cordeiro, pelo Provedor, Pe. Filipe Pereira, pelo Vice-Provedor, Dr. Eduardo Pinto, pelo Secretário, José Tulha e pelo Capelão, Pe. Filipe Rosa.
Esta obra ainda não está totalmente concluída, prevê-se a sua conclusão total no próximo mês de setembro, com a colocação do altar lateral e restauro do órgão e a inauguração do núcleo museológico da Santa Casa.
No processo de restauro foram descobertas as ossadas e as pedras tumulares da família Távora, com os brasões picados, depois da sentença que todos conhecem.
A Capela já estava em condições de acolher a novena, desse modo foi permitida a celebração n