𝟭𝟰𝟵º 𝗮𝗻𝗶𝘃𝗲𝗿𝘀𝗮́𝗿𝗶𝗼 𝗱𝗼 𝗖𝗼𝗺𝗮𝗻𝗱𝗼 𝗗𝗶𝘀𝘁𝗿𝗶𝘁𝗮𝗹 da 𝗣𝗦𝗣

O Município de Lamego associou-se às comemorações do 𝟭𝟰𝟵º 𝗮𝗻𝗶𝘃𝗲𝗿𝘀𝗮́𝗿𝗶𝗼 𝗱𝗼 𝗖𝗼𝗺𝗮𝗻𝗱𝗼 𝗗𝗶𝘀𝘁𝗿𝗶𝘁𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗩𝗶𝘀𝗲𝘂 𝗱𝗮 𝗣𝗼𝗹𝗶́𝗰𝗶𝗮 𝗱𝗲 𝗦𝗲𝗴𝘂𝗿𝗮𝗻𝗰̧𝗮 𝗣𝘂́𝗯𝗹𝗶𝗰𝗮 (𝗣𝗦𝗣), assinalado na passada sexta-feira, dia 9. Este ano, a cidade de Lamego foi palco do programa oficial que incluiu uma Sessão Solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho e uma cerimónia religiosa na Igreja das Chagas.

Na intervenção que efetuou no início da Sessão Solene Comemorativa, o Presidente da Câmara Municipal, Francisco Lopes, expressou o "profundo reconhecimento" a todos os homens e mulheres que servem ou serviram a PSP de Lamego.

"𝗢 𝘃𝗼𝘀𝘀𝗼 𝘁𝗿𝗮𝗯𝗮𝗹𝗵𝗼 𝗱𝗶𝗮́𝗿𝗶𝗼, 𝘁𝗮𝗻𝘁𝗮𝘀 𝘃𝗲𝘇𝗲𝘀 𝗲𝘅𝗶𝗴𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗲 𝗱𝗶𝘀𝗰𝗿𝗲𝘁𝗼, 𝗲́ 𝗳𝘂𝗻𝗱𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗮𝗹 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗾𝘂𝗲 𝗟𝗮𝗺𝗲𝗴𝗼 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗶𝗻𝘂𝗲 𝗮 𝘀𝗲𝗿 𝘂𝗺𝗮 𝗰𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝘀𝗲𝗴𝘂𝗿𝗮, 𝗮𝗰𝗼𝗹𝗵𝗲𝗱𝗼𝗿𝗮 𝗲 𝘀𝗼𝗹𝗶𝗱𝗮́𝗿𝗶𝗮", afirma.

O autarca elogiou ainda a cooperação institucional especial entre a Câmara Municipal e a PSP: "É uma relação de parceria, de grande proximidade e diálogo, que tem sido essencial para responder aos desafios da segurança urbana, da prevenção, da proteção dos mais vulneráveis e da promoção dos princípios cívicos, nomeadamente junto das camadas mais jovens".

Francisco Lopes dá como exemplo desta estreita cooperação a beneficiação das instalações utilizadas por esta força policial na cidade de Lamego. Recorde-se que o Governo e o Município estão a 𝗶𝗻𝘃𝗲𝘀𝘁𝗶𝗿 𝗰𝗲𝗿𝗰𝗮 𝗱𝗲 𝟳𝟬𝟬 𝗺𝗶𝗹 𝗲𝘂𝗿𝗼𝘀 𝗻𝗮 𝗿𝗲𝗾𝘂𝗮𝗹𝗶𝗳𝗶𝗰𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲𝘀𝘁𝗮 𝗲𝘀𝗾𝘂𝗮𝗱𝗿𝗮, a funcionar num imóvel propriedade da autarquia. A intervenção visa criar as condições físicas e logísticas ideais para os agentes exercerem as suas funções.

A Sessão Solene Comemorativa contou ainda com a presença do diretor nacional da PSP, Superintendente-Chefe Luís Carrilho, entidades oficiais e convidados. O programa incluiu um momento musical e a imposição de condecorações aos agentes que se distinguiram no exercício das suas funções, terminando com a entoação do Hino Nacional.

A Polícia de Segurança Pública é a força policial mais antiga do país. Em sessão da Junta Geral do Distrito de Viseu, de 10 de junho de 1876, foi decidido criar, na capital do distrito e em Lamego, um Corpo de Polícia Civil. Em janeiro de 1877, o Corpo de Polícia Civil em Viseu começou a funcionar.

Atualmente, a área de responsabilidade territorial do Comando Distrital compreende as cidades de Viseu e Lamego.