UTAD e Sword Health estabelecem protocolo

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Sword Health, empresa portuguesa especializada na prestação de cuidados de saúde baseados em inteligência artificial, assinaram um protocolo de cooperação que visa reforçar a ligação entre o meio académico e a indústria tecnológica, criando oportunidades de formação e empregabilidade para estudantes e recém-graduados.

Com a duração inicial de dois anos, o acordo estabelece um quadro de colaboração nas áreas da tecnologia e das ciências médicas, abrangendo domínios como o desenvolvimento de software, ciência de dados, engenharia, fisioterapia e ciências biomédicas.

O protocolo garante aos estudantes da UTAD acesso privilegiado a estágios curriculares e oportunidades de primeiro emprego na Sword Health, de acordo com o respetivo percurso académico. Paralelamente, a empresa apoiará a universidade nas suas iniciativas de promoção do emprego e de integração dos jovens no mercado de trabalho, fortalecendo o contacto direto entre alunos e profissionais e aproximando, de forma efetiva, a formação académica das exigências do setor.

Além da UTAD, foram igualmente assinados protocolos com a Universidade de Évora e o Instituto Politécnico de Castelo Branco. No âmbito desta estratégia de dinamização com foco no interior do país, a Sword Health prevê estabelecer um polo tecnológico numa destas regiões. “Este programa de colaboração com universidades e politécnicos do interior é mais um passo nessa direção”, afirma Virgílio Bento, CEO e fundador da empresa tecnológica.

A iniciativa insere-se num conjunto mais amplo de medidas já anunciadas, que inclui apoios para colaboradores que optem por viver no interior do país e a disponibilização de 20 bolsas de investigação nas áreas da saúde, tecnologia e inteligência artificial.